sexta-feira, 1 de agosto de 2014

O vazio após o Series Finale de Six Feet Under

Terminei Six Feet Under...e agora não sei mais o que fazer da vida




Texto com Spoilers

Um final de semana chuvoso, uma preguiça enorme e uma temporada de Six Feet Under para assistir...a última. Esse era o cenário perfeito para terminar uma das melhores séries que eu já vi na vida, e lá fui eu.

A quinta e última temporada da série criada por Alan Ball, vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original com Beleza Americana, e que atualmente está em True Blood e Banshee, foi de longe a mais pesada entre todas as cinco temporadas, e muito disso deve-se à Ruth Fisher, que explanou, de uma vez por todas, todo o peso da vida que carregava.

Eu, inocentemente, achava que Six Feet Under era uma série sobre morte; puro engano. A produção da HBO usa a Família Fisher, dona de uma funerária na Califórnia, para discutir não a morte, mas sim a vida! Os dilemas de uma família que precisa seguir em frente, mesmo com todas as dificuldades que encontra pelo caminho (todas elas iniciadas após a morte do chefe da casa, o pai e marido Nathaniel). Os conflitos externos e, principalmente, os internos existentes em cada personagem (e a gente pode ver isso principalmente através de David e Nathaniel Fisher Jr.).


A série tinha a morte como o agente que movia a história, mas era sobre aqueles que permaneceriam vivos, que ela se tratava. E o Series Finale, cujo foi o único episódio que não começou com uma morte, pelo contrário, começou com uma vida, fortaleceu essa visão dentro de mim.

Falando em Series Finale, o que dizer sobre o último episódio? Foi algo simplesmente maravilhoso. A ideia de mostrar toda a Família Fisher, e mais alguns personagens que nortearam o drama da HBO, como Keith Charles, Brenda Chenowith e Federico Diaz, em seus momentos finais, foi de fazer escorrer rios de lágrimas.

Tudo tem seu início, meio e fim, e foi assim com os personagens. A maioria nós não pudemos ver o nascimento, mas isso nos foi compensado, pois vimos muito além de pessoas, nos vimos dentro de suas angústias, seus medos e suas incertezas. No fim, a Família Fisher era apenas uma família como qualquer outra, e seus membros refletiam algo que não restava restrito apenas à TV; refletiam medos, sonhos, angústias etc existentes em todos os nós. 


Six Feet Under foi maravilhoso do primeiro até o último minuto (e que últimos minutos). Após terminar a série (e após controlar o choro) eu simplesmente não consegui ver mais nenhum outro seriado no final de semana (e bota mais uns três dias na conta). Tudo o que eu conseguia pensar era nos minutos finais daqueles personagens que nos "representavam". E com certeza irei pensar sobre a melhor Series Finale que eu já vi na minha vida (superando The Sopranos e Breaking Bad) por um longo tempo.

É, amigos, a cada série da HBO que eu vejo fico mais convencido que "não é TV, é HBO".


Extra


Achei no Youtube uma versão alternativa do Series Finale de Six Feet Under. Definitivamente não é tão chocante e emocionante quanto a que foi ao ar, mas representa muito bem o que foi toda a série, com o Federico buscando o sucesso profissional; David tendo no Keith o seu porto seguro; Claire, como todo adolescente, em uma encruzilhada da vida, precisando tomar decisões sobre, entre outras coisas, carreira; Natheniel Jr. e sua vontade de ser um homem livre, que simplesmente sai desbravando novos caminhos ao invés de ficar estagnado em um lugar; Brenda sempre parando algo pelo seu próprio comportamento auto-destrutivo; e é claro, Ruth em busca de colocar em prática suas decisões. Bom, vejam aí:



Mais sobre Six Feet Under: Nesta semana eu li um artigo bem interessante fazendo considerações finais sobre Six Feet Under. Foi lá no Blog Viajando na Contramão, do Gabriel Caetano. Quem quiser dar uma lida, é só clicar aí na parte destacada em azul :)

2 comentários:

  1. Esse video que vc postou, nao foi um final alternativo. Esse video a HBO Fez para divulgar a estreia da 5 temporada na epoca.

    ResponderExcluir
  2. Esse video que vc postou, nao foi um final alternativo. Esse video a HBO Fez para divulgar a estreia da 5 temporada na epoca.

    ResponderExcluir