quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Final de Sons of Anarchy foi justo

Só havia um final justo para Sons of Anarchy, e ele foi feito




Texto com muitos spoilers (se você ainda não viu a series finale, volte mais tarde)

Algumas séries nos surpreendem no episódio final, tanto positiva quanto negativamente, já outras nos entregam um desfecho que já estava se desenhando há muito tempo,  e que se não fosse seguido (cada uma por seus motivos) seria frustante. Sons of Anarchy, que teve fim nesta terça-feira, dia 09 de dezembro de 2014, nos presenteou com uma series finale que não teve reviravoltas, apenas seguiu o rumo natural da história. Isso foi ruim? Claro que não, muito pelo contrário, foi bom demais!

Quando falo que o final de SOA foi justo, não estou querendo dizer que eu não gostei nem nada parecido. Justo, neste caso, significa que o término do seriado, que já estava escrito na cabeça da maioria dos fãs da atração criada por Kurt Sutter, foi seguido sem nenhuma tentativa de surpreender e, assim, evitou a possibilidade de estragar tudo (como aconteceu em Dexter).

O tal final que esperávamos, ou pelo menos eu esperava, era a morte do Jax Teller. Não havia outra saída para o personagem a não ser a morte. Por mais que gostássemos dele, Jackie-boy não passava de mais um bandido em uma série que, com raras exceções, só havia maus caráteres. Jax conseguiu se meter em um buraco tão profundo que chegou uma hora que sair dele com vida não era mais uma opção viável para os roteiristas (assim como aconteceu com Walter White em Breaking Bad). Ele, após assumir a presidência do grupo, acabou colocando os Sons of Anarchy em uma situação ainda mais delicada em relação à época em que o Clay era quem dava às cartas. Os SOA enfraqueceram, vendo sua sede ter sido destruída, seus membros e familiares serem assassinados pela falta de competência do Jax em protegê-los, coisa que o Clay, por mais filho da puta que fosse, sabia fazer muito bem. 

A única coisa que me incomodou um pouco em relação à morte do Jax foi terem
construído todo um ambiente de redenção por parte do personagem, que foi eliminando inimigo por inimigo até se sentir em paz o suficiente para tirar a própria vida, tendo o mesmo fim em relação ao seu pai.

Jax não era uma boa pessoa, por mais que você queira acreditar (se iludir) que ele fosse. Ele mesmo sabia disso, transformando em palavras o que já era explícito ao mencionar que não era um homem bom. Que era um criminoso e assassino. Por tudo o que fez no decorrer da série e por todas as mortes que carregava no currículo (tanto as diretas quanto as indiretas), incluindo a do padrasto e da mãe, Jax merecida uma morte mais sofrida, ou então pelo menos sem se conformar em ter sua vida retirada. SOA sempre foi pesado, aliviar no momento final não era uma obrigação. Além do mais, a escolha por esse tipo de morte meio que tirou parte da hombridade dele. O tal cara família (antes de matar a mãe) preferiu tirar a vida do que ficar com os filhos!

Fora o modo como o Jax morreu e toda a criação de um bom ambiente para que isso fosse feito, o último episódio funcionou muito bem. Teve ação, muito sangue e ainda momentos para se emocionar, ou seja: a series finale foi tudo o que Sons of Anarchy foi durante sete temporadas.

A morte do Unser no episódio anterior



Muita gente reclamou da morte do Wayne Unser, falando que ele morreu de forma besta, tentando se meter em um assunto que ele não tinha nada a ver e tal. Particularmente eu gostei bastante da forma como ele morreu. A série inteira ele protegia e acobertava as merdas da Gemma Morrow (e dos SOA) por amá-la, então não era justo ele abaixar a cabeça para o Jax e ver a "única coisa que lhe havia restado", como ele mesmo falou antes de ser baleado, ir embora sem que ele demonstrasse resistência. Ali a morte parecia ser a melhor opção. Ele era outro personagem que precisava morrer, pois talvez fosse o mais filho da puta de todos, uma vez que dava respaldo para o grupo mesmo sendo o chefe polícia de Charming (nas primeiras temporadas). 

Na situação que ele se encontrava, se ele atirasse no Jax Teller (algo que não imagino que ele teria coragem de fazer, tanto que não fez) iria criar uma barreira gigantesca entre ele e Gemma Morrow, seu grande amor. Era morrer junto com ela ou então se culpar pelo resto da vida, dentro daquele trailer, por não ter sido homem o suficiente na hora que mais precisava ser.


Análise da série no geral


Falando de Sons of Anarchy de uma forma mais geral, englobando as sete temporadas, é impossível não dizer que a série vai deixar saudades. Até eu que sou bastante chato para me apegar de verdade a uma série já estou sentindo saudades pelo fato da atração ter mantido um alto nível ao longo desses sete anos, o que tem sido um tanto quanto raro (e aí você tem Lost, Dexter, The Walking Dead como alguns exemplos de seriados de muito sucesso que foram se perdendo ao longo do tempo).

Apesar deu achar que às vezes SOA era um pouco redundante e que perdia grandes oportunidades de explorar melhor a dor momentânea de alguns personagens, no geral foi um seriado muito acima da média!




37 comentários:

  1. faço das suas palavras as minhas. parabéns pelo texto, cara. :)

    ResponderExcluir
  2. Também concordo com quase tudo, só achei que a morte do Unser foi rápida e fria demais para o tamanho do personagem que ele era... Mas realmente foi necessária, pois ele se meteu no meio de uma discussão familiar gravíssima, e não quis se afastar.
    Em relação à morte do Jax, eu discordo que ele tenha perdido parte de sua "hombridade". Jax, antes de morrer, matou Barosky (o policial corrupto), August Marks e outra pessoa. Ele iria pegar, no mínimo, 15, 20 anos de cadeia. Não esqueça que ele também matou sua mãe e o Unser, então essa pena poderia ser maior...
    Como o Nero disse: "se você matar sua própria mãe, você vai carregar essa dor pro resto de sua vida" (algo assim). Jax sabia disso, por isso optou pelo suicídio, para não ser consumido pela culpa/dor de ter matado sua própria mãe e para livrar seu clube de qualquer respaldo que viesse a incriminá-los.

    ResponderExcluir
  3. Concordo em relação à morte do Unser. Pela importância do personagem, a morte acabou sendo muito comum. Confesso que até tomei um susto quando ele realmente foi baleado. Não imaginava que isso realmente poderia acontecer.

    Quanto ao Jax: realmente ele iria levar este fardo para o resto da vida, mas em relação aos crimes, se quisessem poderiam fazer algo parecido com Dexter, com ele se mandando e vivendo discretamente em um outro lugar.

    Abraços e obrigado pelo comentário :)

    ResponderExcluir
  4. Cara estou triste serio , gostava de mais desta serie , terminei hj , serio chorei vendo Jackson morrer daquele jeito .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de assistir até agora não consigo para de chora pela morte de Tara nem de Jax boy amo esse mundo de motoclubes

      Excluir
    2. Ele tinha que morrer bandido cruel

      Excluir
  5. Day, Sons of Anarchy realmente está deixando saudades :(

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Gostei do final. Creio que a idéia foi mostrar aos expectadores que, no final das contas, a vida criminosa realmente não compensa... ao contrário do que parecia ser mostrado durante todo o decorrer da série.

    ResponderExcluir
  8. Gostei do final. Creio que a idéia foi mostrar aos expectadores que, no final das contas, a vida criminosa realmente não compensa... ao contrário do que parecia ser mostrado durante todo o decorrer da série.

    ResponderExcluir
  9. Gostei do final. Creio que a idéia foi mostrar aos expectadores que, no final das contas, a vida criminosa realmente não compensa... ao contrário do que parecia ser mostrado durante todo o decorrer da série.

    ResponderExcluir
  10. Gostei do final. Creio que a idéia foi mostrar aos expectadores que, no final das contas, a vida criminosa realmente não compensa... ao contrário do que parecia ser mostrado durante todo o decorrer da série.

    ResponderExcluir
  11. Cara, Sons of Anarchy, foi o que deveria ter sido, para quem conhece à fundo o mundo dos motociclistas, motoqueiros e o caralho à quatro, sabe que funciona exatamente daquela forma, e o que sentimos, essas angustias, são exatamente daquela forma, o que foi passado pela serie, é real, acontece, irmãos traíndo uns aos outros, irmão sendo fieis uns aos outros, sangue traindo sangue, mas no fim nos importamos apenas com nós mesmos, e uma meia dúzia de pessoas.

    ResponderExcluir
  12. ;-; quase choro com o final de série vai deixar saudades

    ResponderExcluir
  13. Nada a ver o final. Última temporada desnecessária, mais 2 episódios e se resolveria na temporada anterior mesmo. Ele não deveria matar a mãe. Deveria ser morto pelo samcro, num ritual realizado com todas as filiais, e a gemma ficando com a culpa, pra ela seria pior q a morte. Furo na morte do Bob, pois quem propõe para ficar a sós com o August é o próprio Jax. E mto mal dirigida a cena final.. a polícia não parece estar perseguindo, mas sim fazendo a escolta do Jax.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa deu a imprensão ele tava andando a 60km .Mas vou sentir falta deu ate vontade de comprar um colete e uma harley kk.

      Excluir
    2. Ele meio que deu uma abandonada no seriado no final, senti um pouco de desleixo. Mas foi legal so de ter morrido aquele lixo do jax ja valeu a pena.

      Excluir
  14. O Kurt Sutter deveria explorar mais algumas mortes como a de Clay e Wayne. Colocar uns flashbacks. Sei lá. A morte do Wayne foi bem estranho pela simplicidade diante da magnitude do personagem. No mais, excelente série! Terminei ontem e já tô com saudades! Tô contando com que aquele anel do SON desperte em Abel o gosto pelo martelo e volte ao Redwood Original como herdeiro.

    ResponderExcluir
  15. A melhor morte foi a da Tara puta personagem chata da porra.Começou na historia como uma bostinha que nem atirar sabia e não queria saber do clube depois começou a se achar e quis ser uma nova Gemma e por fim na fase mais insuportável quando ela quer virar a ''dama da justiça'' e fugir com as crianças e o frouxo do Jax ainda querendo se entregar pra ajudar.A melhor parte foi o final da sexta temporada quando a Gemma da a ela o que ela merece nunca tive tanta satisfação ao ver uma cena.
    Apesar de tudo a serie podia ter acabado na cena em que o Jax assume a cadeira de presidente e a Gemma se ve como quando o Jonh Teller fex o mesmo com ela ao lado.Aquilo já era o final perfeito as temporadas seguintes foram pura encheção de linguiça.Começaram a zoar o persoanagem da Gemma pra ela ficar totalmente irresponsavel e babaca,uma enrolção do acaralho pra matar o Clay,Abel mini psicotico depressivo do tumblr se cortando(cada cena que ele falava tinha vontade de espancar) o Jax matando meio mundo por puro escavocetismo de uma mulher que nem valia tanto a pena assim ou tão conviavel era,alias,desde que assumiu a presidencia do clube só fez merda .Enfim quando deu o ultimo episodio não tava vendo a hora do inutil do Jax morrer.Já foi tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra que cara desse assiste 7 temporadas de uma série e com , salvo engano, 92 episódios de 45 minutos. Olokoo. Doença.

      Excluir
  16. acho que a tara não tinha que morrer, fiquei puta com a morte dela, pq ela ajudou muito o club porem,estava ficando muito perigoso ela viver ali com os filhos dela. morte da gemma certo mereceu, o oppie nossa pior morte de todas ):

    ResponderExcluir
  17. Pior morte foi do Opie, a única que me fez ficar "deprê", as demais foram mais que merecidas.

    ResponderExcluir
  18. Texto legal ! Mas a morte de Jax foi honrosa na minha visão...
    "Limpou" o futuro do SOA ... Se enterrou junto com o passado e garantiu uma vida diferente e honesta para os filhos...

    Foi perfeito...

    ResponderExcluir
  19. A serie deixa vários pontos sem nó, acabei de assistir agora e achei muito foda, só a morte do teller que achei mal feita(a cena), os carros nem pareciam persegui-lo, parece que estavam andando a 60 km/h
    Mas realmente vai deixar saudades!

    ResponderExcluir
  20. Ótimo seriado. Pra mim, só duas ressalvas:
    1. Ele não deveria matar a mãe. Deveria ser morto pelo samcro, num ritual realizado com todas as filiais, e a Gemma ficando com a culpa, pra ela seria pior q a morte. (copiado do Anônimo acima, e concordo).
    2. Tara- me dava nervoso só de olhar pra ela. Tinha ganas de esganá-la mesmo. Foi tarde. Seachosa bobalhona e por isso mesmo perigosa: por ser tão inconsequente. Sem noção do onde está. Continuou a ser aquela adolescente apaixonada, não cresceu. Chau. Passar bem, filha.

    ResponderExcluir
  21. Na minha opinião teve muitas mortes poderiam ,ter deixados vivos Opie,tara,jax,Bob,uncer, juicy,mais os que ficaram podia ter terminado todos almoçando numa grande mesa e no final eles sendo presos todos e depois de 8 saindo da prisão ,uma pena foi muito realista podia utilizar a ficção em favor dos personagens que ao relatarem todos os outros grupos serem soltos ,essa é a minha opinião .

    ResponderExcluir
  22. Concordo com o Tigurso e Jane nunca amei tanto uma morte como eu amei ver a da Tara q personagem mais chata do começo ao fim ñ dava uma dentro, sempre fazia merda e o Jax tinha q limpar a bosta q ela fazia. Muita coisa q deu errada no clube foi por causa daquela chata. Morreu tarde. Tirando a Tara a série é a melhor do mundo.

    ResponderExcluir
  23. Lost se perdendo com o tempo? Lost não foi perfeito, mas foi muito bom, e manteve alto nível em todas as temporadas.

    ResponderExcluir
  24. 2020 e eu comentando SOA, obrigada Prime Video.
    Discordo de quem falou da Tara, ela não fez merdas para o Jax limpar, pelo contrário, tinha uma profissão digna, salvou várias vidas em beneficio do clube. Sempre fazendo o maximo para poder ser a mulher do Jax e mesmo assim o cara duvidava, traia... levou ela ao extremo, enfim, o erro dela foi ter acreditado que ele iria tirar o clube das paradas ilegais e depois sair facil. Ela tinha uma vida toda pela frente, mas como amava o boy lixo do Jax, jogou tudo fora, ficou sem os filhos, sem a profissão, sem o amor e morreu...resumindo, só tomou.
    Quando me indicaram SOA falaram que eu iria me apegar ao Jax, e admito, num primeiro momento gostei dele, cara bonitão, macho alpha, mas cá entre nós, ele era o pior de todos, pq criticava o Clay o foi pior q ele quando teve poder.
    Mas eu gostei de SOA, me lembrou BB, que sou fã.

    ResponderExcluir
  25. Puta q pariu tô na segunda temporada, oq eu vim fazer aqui carai!
    Minha cabeça tá explodindo agora a gang inteira vai morrer pohha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkk psé, decepcionante saber que todo mundo morre... não precisa ter final feliz, mas não tem sentido matar todos os personagens

      Excluir
  26. Nossa... que seriado top!!
    Fiquei aliviada de não ser só eu a louca que achei a Tara um porre, chata demais!!! Não via a hora dela morrer!! Ainda mais qdo a idiota resolve entregar o grupo!! Pela lei deles... traíra e morto!! Pronto... a Gemma matou! 😁
    Mas a 7ª temporada ... poderia ter sido diferente!! A Gemma poderia ter matado o Juice e se feito de vítima ali na hora .... ela sabia dar a volta nas situações como ninguém ... e depois disso ter reestruturado o clube com o Jax!! ... afinal ... ninguém tem q dar lição de moral em final de seriado, ensinando que bandido bom não existe!! Gente... e estória ... ficção ...
    fala sério ... aquela criança Abel 😱 que maluco!! Ele me dava medo!!
    Não curti o final não ... q fosse então o Jax e a Wendy cuidando das crianças e ele a frente do clube!!
    Quiseram dar lição de moral, fazer o que é certo, no seriado errado!! Do início ao fim, eles er bandidos, traficantes de armas, depois drogas, aí saíram das armas e montaram um negócio “legal”, prostituição... pra chegar no final e querer ensinar o crime e ruim??! 🤦🏻‍♀️

    ResponderExcluir
  27. A série é top porém acho q ficou uma ponta solta
    Me corrijam se eu estiver errado.
    A GEMMA disse ao Nero q deu o consentimento ao Clay na morte de john teller.
    No final morreu todo mundo e o Jax n ficou sabendo disso
    Se o autor quis assim blz mas eu Foquei no momento pro jax saber do envolvimento da mãe dele na morte do pai e n aconteceu e o clay disse q tbm n falaria nada ao Jax por amor a Gemma.

    Obs: todas as mentiras foram reveladas menos essa

    ResponderExcluir
  28. Série boa, porém, algumas mortes poderiam ter sido melhor contextualizadas. Tara muito chata. Gemma merecia morrer. Jax cuzão do caralho. Morte mais que justa no final.

    ResponderExcluir