sábado, 19 de abril de 2014

Southcliffe: uma aula de como se fazer drama

Minissérie inglesa explora muito bem o drama e traz uma experiência intensa em termos de narrativa não-linear



Era uma vez um final de semana chuvoso e uma vontade de ver algo diferente e que, ao mesmo tempo, não me prendesse muito. Pesquisei, pesquisei e pesquisei mais um pouco até encontrar uma minissérie inglesa, chamada Southcliffe.

Produção do Channel 4, Southcliffe teve apenas quatro episódios, exibidos entre 04 e 18 de agosto de 2013, número suficiente para ser sucesso de crítica na Inglaterra.

A história fala sobre um trauma muito grande que uma cidade (fictícia) da Inglaterra, que se chama Southcliffe, passa em um período de 24h. Extremamente pacata, Southcliffe vê um de seus moradores, Stephen Morton, surtar e iniciar uma onda de assassinatos. A notícia se espalha pelo país e o jornalista David Whitehead, natural da cidade, volta para SC para transmitir a onda de terror que tomou conta do local.

A atração poderia ser apenas mais uma entra as muitas boas minisséries existentes, mas a forma como ela foi contada a diferencia das demais. Não há preocupação em mostrar ao telespectador os motivos que levaram Stephen Morton a sair andando pelas ruas atirando em seus vizinhos, amigos e até contra a própria mãe. E muito menos há uma preocupação em tentar dar um final para a história, que normalmente seria resolvendo o caso.


A série, escrita por Tony Grisoni e dirigida por Sean Durkin, tem a intenção de mostrar como é a vida das pessoas que passaram por esse tipo de choque. Seus traumas, suas novas formas de se relacionar, tudo isso é explorado em Southcliffe, o que faz a minissérie ser extremamente dramática e pesada.

Apesar de ter sido sucesso de crítica, Southcliffe não foi muito bem aceito pelo público. Por trazer uma experiência intensa em termos de narrativa não-linear, os episódios são bastante confusos, o que foi afastando os telespectadores. Por esse motivo, é necessário que você tenha paciência e esteja realmente disposto a acompanhar a história. Caso contrário, você não vai pegar a vibe!

Em todos os episódios foram registrados quedas de audiência. No primeiro, 2.77 milhões de pessoas pararam para assistir, já no segundo foram 2.27. A queda foi ainda maior no terceiro e quarto episódios, com 1.79 e 1.58 milhões de telespectadores, respectivamente. Mas os números não devem importar para nós, ou pelo menos não deveriam. O que importa, de fato, é a história, e nisso Southcliffe se garante.

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