Cena final de The Sopranos deixou muita gente confusa em relação ao desfecho de Tony
Texto com spoilers
Eu e a minha mania de falar de séries antigas aqui no blog. Começou assim, também com The Sopranos, no mês de janeiro, e agora a atração da HBO, criada em 1999, por David Chase, volta a ser pauta aqui em um debate que não parece ter fim: Tony Soprano morreu ou sobreviveu ao episódio final da série?
Quando eu digo que esta é uma discussão que não parece ter fim, não estou exagerando! The Sopranos marcou a história da televisão norte-americana e, mesmo depois de sete anos desde o último episódio, que foi exibido no dia 10 de junho de 2007, é possível encontrar diversos sites que abordam a Series Finale com data recente, como 2013 e 2014. Inclusive, um desses sites é um blog da própria HBO.
Tudo bem, a morte de James Gandolfini, em junho do ano passado, reavivou, na memória de muitos, o mítico personagem Tony Soprano e, consequentemente, a discussão sobre seu desfecho na série voltou à tona.
Bom, vou deixar de trela e dar a minha opinião sobre o que realmente aconteceu com Tony.
Confesso que não entendi a cena final de primeira, inclusive, achei ela ruim, coisa do tipo: "Ah, é isso? Que bosta!", mas aí decidi procurar algumas textos explicativos e não só deixei de achar o final "estranho" como declarei, em voz alta, algo que já era uma verdade dentro de mim: "Que série. David Chase é um gênio!"
De todas as teorias acerca do episódio final, a que mais me convenceu foi a de TONY SOPRANO REALMENTE MORREU!
Voltando para a cena final
Tony entra no restaurante e, a partir daquele momento, nós passamos a ter não só uma visão "normal" da cena, mas entramos nela através da visão de Tony. Olhamos o ambiente com a se fossemos ele, vemos as pessoas entrarem no local através da visão dele, vemos a música sendo escolhida através de seus olhos!
Para que você não precise voltar ao episódio, segue abaixo algumas imagens para ilustrar o que foi dito acima.
Tony entra no restaurante
Logo após esta cena, nos é apresentado o ambiente pelo ponto de vista do mafioso
A partir deste momento, todas as cenas seguintes nos mostrarão Tony olhando algo e, na sequência, a cena a partir do seu ponto de vista.
Alguém entra no restaurante e vemos o Tony olhando para a porta
Agora vemos a mesma cena, mas a partir da visão que o Tony está tendo
Tony escolhendo a música "Don't stop believing". Reparem que vemos com os olhos de Tony.
E tudo segue assim, até o momento que, do nada, a tela simplesmente fica preta, dá uns 10 segundos de black e, logo em seguida, os créditos começam a subir.
Seguindo a teoria de que Tony realmente morreu, o black não significa o fim do episódio, mas o fim do personagem. Seu assassino, que havia passado em direção ao banheiro, atira contra Tony. Aí entra o black, a morte sob o ponto de vista do mafioso. Os segundos de tela preta é a visão de Tony sobre...o nada!!! Tony está morto! Ele não vê mais nada, não ouve mais nada, simplesmente "desligou-se".
Outro ponto importante que reforça a ideia de que Tony realmente foi assassinado foi dado a partir de duas cenas: uma de Tony e Bobby conversando no barco, enquanto estavam passando um final de semana na casa de campo de Janice Soprano. Ele vira para Bobby e pergunta algo mais ou menos assim: "como deve ser a morte de um mafioso? Você nem deve saber que está morto".
Outra cena que reforça esta ideia é a do A.J, no consultório do psicólogo, dizendo aos seus pais que sua avó tinha lhe dito que "a morte é um grande nada".
E o que foi o black na cena final? Foi o grande nada, foi Tony descobrindo como é morrer! Tudo seguiu....menos para Tony Soprano!!
Essa é apenas uma das muitas teorias sobre o final de The Sopranos. Algumas outras também fazem sentido, outras não, mas a que foi explicada acima, como eu já havia dito, foi a mais aceitável para mim. É como disse o próprio David Chase: "Se você reparar bem, está tudo lá (no episódio)".
Leia também - Southchiffe: uma aula de como se fazer drama
- The 100: mais uma pérola desta Mid-Season
Nenhum comentário:
Postar um comentário