sábado, 3 de maio de 2014

Fargo: mais uma grata surpresa desta mid-season

Minissérie é inspirada no filme Fargo, de 1996



Se você está com saudades de séries boas, no estilo True Detective, que também estreou nesta mid-season, tenho uma boa notícia para te dar: desde o dia 15 do mês passado (abril) está no ar Fargo, uma minissérie de 10 episódios produzida pelo canal FX.

A série, inspirada no filme Fargo, lançado em 1996, no qual foi vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original, conta a história de um homem que chega a uma cidade pacata de Minnesota e, com sua influência, faz a cabeça de Lester Nygaard, um homem de 40 anos que não tem uma carreira bem sucedida e, por esse motivo, não consegue o respeito nem da própria esposa (o típico "bundão").

A série, que atualmente está no terceiro episódio (só consegui ver dois até o momento) aparentemente é muito boa, com um humor bem sarcástico e personagens bem marcantes, com personalidades completamente distintas.

Outro ponto a se destacar é o ambiente em que a série foi gravada. O branco da neve, sempre presente, traz um tom mais melancólico e é impossível que esse tom de melancolia passe despercebido pelo telespectador.

Não dá para dizer que Fargo é uma minissérie simplesmente de drama, apesar dela mapear a história. A atração, criada por Noah Hawley, e que tem os irmãos Coen como produtores executivos (eles que criaram o filme) nos apresenta o drama de uma maneira um tanto quanto diferente, com humor bem irônico, como citado anteriormente. 

Não posso fazer nenhuma comparação com o filme, pois eu não o vi, e creio que não seja necessário assisti-lo para compreender a atração do canal FX, como toda boa narrativa transmídia tem que ser. É tipo o que acontece com The Walking Dead e Game of Thrones por exemplo. Só de ver a série, sem ler os livros ou os quadrinhos, no caso da produção da AMC, já basta!

Por enquanto é isso. Sem alertas de spoilers seguidos de spoilers, mesmo porque Fargo é novo e, apesar de já estar perto do fim, uma vez que vai ter somente 10 episódios, será uma minissérie que, com certeza, voltarei a falar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário