domingo, 11 de janeiro de 2015

Curb Your Enthusiasm: achei minha comédia

Segura sua onda, cara



Sempre que alguém me pergunta se há alguma comédia que eu indicaria, normalmente a minha resposta é negativa! Não sou lá um grande fã desse gênero, mas o principal motivo para eu não citar nem sequer uma série é porque comédia é algo muito particular, que precisa haver uma ligação com a pessoa para que ela "dê certo".

Eu, particularmente, já tentei por diversas vezes achar a "minha comédia". Já passei pelas badaladas Friends, Two and Half Men, The Big Bang Theory e por outras menos populares aqui no Brasil, como Seinfeld e Anger Management. Todas as minhas tentativas foram em vão. Algumas são engraçadas, outras super bem escritas, já outras possuem ambas as características, mas faltou a tal da ligação. Não desisti, continuei procurando arduamente até que cheguei em Curb Your Enthusiasm. Está aí, finalmente consegui achar uma comédia para chamar de minha.

Criada em outubro de 2000, Curb Your Enthusiasm é uma série ficcional que acompanha a vida de Larry David como escritor e produtor televisivo recém-aposentado (para quem não sabe, Larry é co-criador do seriado Seinfeld, aclamado pela crítica). Com 80 episódios distribuídos em oito temporadas, a produção do canal HBO encerrou-se em 2011 (olha aí uma oportunidade de maratona).


Apaixonei-me logo de cara pela série pelo fato do personagem principal ser muito parecido comigo. Diria que Larry David, comportamentalmente falando, sou eu no futuro. Na série ele é um cara meio ranzinzo e sistemático, sempre disposto a condenar o comportamento errado das pessoas. Quando tenta fazer as coisas darem certo, mesmo assim, tudo dá errado (e aí esse sou eu mesmo). Mas Curb Your Enthusiasm é mais do que a minha ligação com o personagem principal, é uma série com um roteiro brilhante, encaixado perfeitamente e que te ganha não somente pelas situações, mas pela forma como é pensada, linkando todo o episódio de uma maneira única.

A técnica de retroscript, que é quando o roteiro é flexível, dando muita liberdade para improvisação por parte dos atores, é bastante utilizada. É a mesma técnica implementada em filmes como A Bruxa de Blair e Atividade Paranormal, quando a sensibilidade dos atores na interpretação de cada cena, de cada situação, consegue dar trazer mais naturalidade.


A união da mente brilhante de Larry David e a liberdade de improvisação renderam para Curb Your Enthusiasm o prêmio de série mais bem escrita pelo Writers Guild of America, em 2005, quando o seriado estava na quinta temporada. Além desta premiação, ainda há a de melhor série na categoria comédia no Golden Globe Award, em 2002, e mais 39 indicações no Primetime Emmy Award.

Muito aclamada pela crítica, assim como o trabalho anterior de Larry (Seinfeld), a HBO vê com bons olhos um possível retorno da série para uma nona temporada, o que seria sensacional, mas Larry David está um pouco relutante quanto a esta ideia.

Se há três meses (data que eu comecei a ver a série) eu não indicava comédia para ninguém, agora eu já posso dar uma boa sugestão: vejam Curb Your Enthusiasm!!! 

Um comentário:

  1. Larry David é um verdadeiro gênio!! Espero que cumpra as minhas expectativas. SEGURA A ONDA 09 promete muito para o espectador e espero que assim seja. Sou fã das series, por que eu gosto do suspense de esperar um novo capitulo ou temporada e estou super emocionada com este novo lançamento, principalmente por saber como segue a história e o desenvolvimento dos personagens.

    ResponderExcluir