sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

The Sopranos: é sensacional!

Por influência de Breaking Bad, comecei a ver The Sopranos e me apaixonei




Confesso que não tenho muita disposição para acompanhar seriados bastante antigos. Até gosto de começar a ver séries que já terminaram, pois assim eu não fico sofrendo tanto com apenas um episódio por semana. Porém, The Sopranos, uma produção da HBO, é uma exceção. O seriado, que teve início em janeiro de 1999, entrou na minha vida meio que por acaso, através de outra série sensacional: Breaking Bad.

Por eu ter dito "outra série sensacional" logo após ter citado Breaking Bad, vocês já podem presumir que The Sopranos é simplesmente espetacular, e isso não sou eu que estou dizendo. O seriado, que conta a história de Anthony "Tony" Soprano (James Gandolfini), um mafioso ítalo-americano que sofre de síndrome do pânico, teve duração de oito anos, com 86 episódios no total, divididos em seis temporadas. Ele é considerado pelos críticos como um dos melhores e mais influentes seriados de todos os tempos, sem contar que em 2013 foi eleito pelo sindicado dos roteiristas norte-americanos como o mais bem escrito da história. Não é pouca coisa que estamos falando!

O mais legal de tudo é que The Sopranos não isola seu personagem principal. Mesmo focando nos problemas pessoais do criminoso, todos os demais personagens têm grande influência na forma como a história é contada, e, diga-se de passagem, é simplesmente perfeita, com tudo ocorrendo dentro da maior tranquilidade, sem pressa de nos jogar toda a informação de uma temporada em cima de dois ou três episódios. 

Tony é tão problemático que ninguém está livre dos seus dilemas, nem mesmo sua psicóloga. E é isso que torna a série única: o foco nos problemas pessoais de um tipo que antes só era visto como o cara durão que saia matando qualquer um por qualquer motivo.


Vou te avisar que o início não tem nada de sensacional, um ponto que se assemelha com a história de Walter White (foto ao lado), cujo começo também é bem lento, o que me fez ouvir de algumas pessoas que o seriado não era aquilo tudo que elas escutavam dizer. Pobres pessoas estas, não passaram da primeira temporada.

The Sopranos não é o seriado que vai te ganhar no primeiro episódio e, se duvidar, nem na primeira temporada. É uma série para quem gosta de dar tempo ao tempo, de deixar tudo correr naturalmente. Talvez até duas temporadas seja pouco para você passar a amar Tony Soprano e os demais envolvidos na história. 

Particularmente eu fui assistindo bem lentamente, quase parando na primeira temporada ao me perguntar: "não vai acontecer nada?". Eram poucos os motivos para continuar senão a indicação por parte dos fãs de Breaking Bad, o que foi fundamental para eu seguir em frente. E hoje eu sei que continuar foi a coisa certa!  

Na segunda temporada, enfim, a genialidade do seriado foi começando a me tocar e, na terceira, a que eu estou neste momento, não tem mais volta! Meu amor pelo mafioso mais problemático da história já está declarado.


A única coisa que eu posso dizer para você que viu Breaking Bad e está morrendo de saudade de um seriado tão genial quanto e que segue o mesmo estilo de narrativa é: saia do episódio zero de The Sopranos e vá ser feliz!

Próximo texto: O assunto da próxima semana já está definido. Irei comentar sobre duas novas séries desta mid-season: Intelligence e True Detective

Leia mais: explicando a cena final de The Sopranos

Um comentário:

  1. pô cara,mt boa sua analise sobre a série,me deu um animo a mais pra ver ela

    ResponderExcluir