domingo, 28 de dezembro de 2014

Retrospectiva de séries 2014

Um excelente ano para todos os gostos e estilos 





É sempre assim: último dia do ano se aproximando e, na TV, na internet e em qualquer meio midiático, o que se mais vê são retrospectivas. Não era a minha intenção fazer uma para o blog, pois gostaria de fechar 2014 falando de Stalker, uma série que, apesar de ter estreado em outubro, só consegui encaixar na minha grade agora em dezembro. Mas enfim, aqui estou para falar de tudo o que rolou (e que eu consegui assistir) em 2014, tanto para o lado bom quando para o lado ruim.

Se fosse para fazer um balanço geral do que eu assisti este ano, contando apenas produções "on going", diria que foi um ano sensacional para quem ama seriados. Muitas séries de altíssima qualidade em diversos segmentos estrearam ou então tiveram continuidade. 

Entre as que estrearam (e relembro: que eu consegui assistir), logo de cara recebemos um baita presente da HBO através de True Detective, uma série que nem estava sendo tão esperada assim, a não ser pelo peso do elenco, com Matthew McConaughey e Woody Harrelson como protagonistas.

A primeira temporada da série criada por Nic Pizzolatto foi apontada como uma das melhores produções do ano, apesar de ter acabado no início de março, ainda com muita água para rolar e muita série por aparecer. Se isso foi dito muito cedo ou não, agora em dezembro este apontamento se concretizou. Que série!!!





Outra estreia que não estava muito badalada e que chegou ganhando o coração dos apaixonados por seriados foi Fargo, do canal FX. Com uma história super bem encaixada, através de um roteiro praticamente perfeito, aliado a um cenário único, com neve para todo o lado, Fargo também entra para a minha lista de melhores seriados do ano.

Para terminar de falar de produções que tiveram suas primeiras temporadas em 2014, gostaria de destacar também The Strain, Penny Dreadful, The Knick, que eu achei sensacional do início ao fim, mas que muitas pessoas acabaram abandonando pelo fato da narrativa ter começado muito lenta, Stalker, que inicialmente seria o post da semana (vou tentar fazer na próxima oportunidade) e Gotham, que andou cambaleando no início (isso na opinião geral, que não reflete a minha) mas que foi se encontrando com o tempo.

Negativamente falando, me decepcionei demais com Marco Polo, que antes de começar já estava badalada, chegou prometendo ser a salvação de muita gente que estava com o calendário vazio por conta das paralisações e, no final das contas, acabou se mostrando fraca em termos de roteiro, esquecendo-se que figurino impecável e planos abertos com paisagens de tirar o fôlego não são suficientes para sustentar uma série.

Só para não dizer que How to get away with murder não foi citada, infelizmente não consegui achar tempo para ver, mas acredito que mereça receber atenção pois muita gente que eu respeito (profissionais e amigos loucos por séries boas) estão falando super bem da nova série do canal ABC.



Séries em segundas temporadas





Fazer uma boa temporada de estreia é fundamental, mas manter o nível na segunda é tão ou até mais importante. Entre as séries em segundas temporadas que eu assisti este ano não dá para não citar Hannibal, que por incrível que pareça não tem uma audiência muito alta, mas em termos de qualidade é, para mim, Top 5 seriados no ar atualmente, Rectify e o seu roteiro de fazer cair lágrimas até do cara mais durão do mundo (e esta é outra série com audiência baixa), Master of Sex e sua temporada "pesada", não aliviando para nenhum personagem, e Vikings, que tem uma história mais simples mas que é desenvolvida com maestria pelo History Channel.

A minha maior frustração com seriados em segunda temporada foi Bates Motel. Sinceramente, não sei se vou voltar para o terceiro ano depois de uma season que mais protelou o desenvolvimento da história do que outra coisa.



Séries que eu abandonei





Se 2014 para mim foi um ano muito bom em termos de série, um dos motivos foi que eu segui em frente com produções de alto nível e, com as ruins, nem perdi meu tempo e abandonei logo.

As duas mais sofridas foram The Walking Dead e American Horror Story, pelo fato de já estarem em temporadas avançadas. AHS Freak Show foi ridículo, principalmente se comparado com Murder House e Asylum. Com The Walking Dead meu problema foi com a falta de desenvolvimento, havendo muita redundância e claro interesse em enrolar o telespectador para aproveitar a fama mundial da série e tentar fazer o máximo de grana possível com o máximo de temporadas que der.

Nesse bolo de séries que não fazem mais parte da minha vida tem algumas que eu não tive muita paciência e mandei logo para escanteio, como Black Sails, Looking, Marco Polo, The 100, que fiquei sabendo que melhorou depois, mas aí me deu preguiça de voltar, Z-Nation e Under The Dome, que já li por aí que é a pior coisa da TV atualmente.

Para fechar esta retrospectiva, é claro que eu escolhi falar de Sons of Anarchy, uma série que começou até de certa forma despretensiosa, foi ficando boa e evoluindo temporada por temporada até que chegou em uma season finale que coroou todo o excelente trabalho feito em um período de sete anos.

Sobre SOA, não irei me alongar muito por aqui pois há poucos dias fiz um post bastante abrangente falando sobre o final da série e tudo que ele representou para o projeto. Quem quiser ler, ou então reler, é só CLICAR AQUI.

E aí, falei das séries que vocês amaram? Tem alguma muito boa que deveria ter sido citada mas não foi? Diz aí nos comentários!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário